Responsive Web Design - o que é? - Design, Inspiration & Rock 'n' Roll

14/03/12

Responsive Web Design - o que é?

14/03/12
As estimativas actuais apontam para uma alteração na forma como os utilizadores acedem à net - dentro de 2 anos, as estatísticas indicam que os utilizadores que acedem via mobile ultrapassarão os utilizadores que acedem via desktop. Esta realidade deriva das evoluções tecnológicas que, sobretudo nos últimos anos, se deram a nível das comunicações e dos equipamentos móveis - para isso muito contribuiu o surgimento dos smartphones (sobretudo o iPhone), dos tablets (novamente com a dianteira tomada pela Apple) e do aumento das velocidades de navegação com o 3G e agora o 4G.

Com uma sociedade cada vez mais móvel, no seu quotidiano, é perfeitamente normal esta alteração de hábitos no que diz respeito consumo de internet. Isto significa que, se até aqui o foco dos designers e developers era a uniformização de um website ou web app entre 3 ou 4 browsers (contando com o cancerígeno IE) e uma ou duas resoluções de ecrã, agora têm à sua frente um vasto conjunto de equipamentos e plataformas onde o seu projecto tem de estar correctamente visível e inclusive adaptar-se.

O mobile é a nova tendência e veio, por isso mesmo, para ficar e criar um website fluído, que se adapta aos vários ecrãs e sistemas não é uma moda, mas antes a forma de chegar a uma maior audiência e uma forma de alavancar um maior diálogo com os utilizadores. É face a esta mudança que surge uma recente disciplina chamada "responsive web design" - um design que responde ao perfil/equipamento/browser/plataforma a partir do qual está a ser acedido.

O nome surge a partir do título de um artigo escrito por Ethan Marcotte para o "A List Apart" em Maio de 2010, o qual ele inicia com uma citação de John Allsopp em “A Dao of Web Design” que aponta logo para o desafio que nos aguarda:
"O controlo a que os designers estão habituados no suporte impresso, e que muitas vezes ambicionam no meio web, é simplesmente uma função da limitação da página impressa. Devemos abraçar o facto da web não ter as mesmas restrições, e desenhar para esta flexibilidade. Mas antes, devemos 'aceitar o fluxo e refluxo das coisas'."

O Ethan foi buscar o termo "responsive" a uma disciplina emergente em arquitectura chamada "responsive architecture" que consiste na procura de uma resposta dos espaços físicos à presença humana que os atravessa através de uma combinação entre robótica e materiais inteligentes, e era practicada em instalações artísticas com paredes que se dobravam à medida que alguém passava.

Este factor de adaptabilidade foi facilmente transportado pelo Ethan para o universo web e tornou-se hoje uma das principais estratégias de implementação web, pela relevância que ocupa face aos novos rituais de utilização da internet.

Conto debruçar-me novamente neste tema em breve, com alguns exemplos.
"Graphic design will save the world, right after rock and roll does."