Design por cá: Ricardo Santos - Design, Inspiration & Rock 'n' Roll

29/03/12

Design por cá: Ricardo Santos

29/03/12
Ricardo e Ruben com a minha turma no IADE
O Ricardo nasceu a 76 em Lisboa e estudou Design Gráfico no IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing) tendo mais tarde tirado um Mestrado em Tipografia Avançada no EINA (Escola de Disseny i Art) em Barcelona - curiosidade do camandro, fui dar com uma foto dele no Typeforyou.org em frente à minha turma no IADE, mas sou sincero, já lá vão uns anitos e não me lembro do que por ali se andava a congeminar :)

Desde cedo se apaixonou por tipografia e teve a sua primeira oportunidade a "sério" de desenhar uma fonte em 1997 no estúdio T-Raso, criando a elegante "Lisboa" (tipografia exposta em Nova Yorque, na TYPECON2005, e na ATYPI LISBON 2006). A partir daí nunca mais parou de desenhar as suas fontes acabando, em 2000, por abrir a Vanarchiv, a sua própria type foundry, enquanto dava workshops de tipografia no IADE com o Ruben Dias.

Entretanto tornou-se freelancer (criando tipografias para a Sonae e para o Pingo Doce) e mudou a trouxa para a ESAD.CR, nas Caldas da Rainha, onde dá aulas.

O Ricardo assume como fortes influências a Bauhaus e o construtivismo russo - algo que se vê e se sente nas tipografias Van Condensed e Focus, que reflectem o seu apego à geometria e ao funcionalismo - mas foi também dentro de portas que foi buscar um forte estímulo criativo ao conhecer outro designer tipográfico português, dono de um trabalho e trajecto impressionantes, chamado Mário Feliciano (esse grande "Senhor"). Até porque, anos mais tarde, o Mário viria a ser seu professor, o que lhe permitiu uma extraordinária partilha de ideias.

O Ricardo faz parte de um conjunto de nomes essenciais no panorama do design tipográfico português, de onde se destacam o Mário Feliciano (felicianotypefoundry.com) e o Dino Santos (dstype.com), dois expoentes máximos da nossa tipografia.

É bom saber que temos gente por cá a dar cartas lá fora mas é fundamental sempre darmos a devida atenção cá dentro. Andamos por cá e estamos ao mais alto nível na qualidade. A aldeia é global mas os tugas têm de se dar conta disso e não dar valor ou criar referências apenas no que há lá fora.

Partilho convosco, como sempre, alguns dos trabalhos do Ricardo.

Comentários

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Não há comentários enviados ainda. Seja o primeiro!

Publicar novo comentário

Comments by

"Graphic design will save the world, right after rock and roll does."