Design por cá: Ricardo Santos - Design, Inspiration & Rock 'n' Roll

29/03/12

Design por cá: Ricardo Santos

29/03/12
Ricardo e Ruben com a minha turma no IADE
O Ricardo nasceu a 76 em Lisboa e estudou Design Gráfico no IADE (Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing) tendo mais tarde tirado um Mestrado em Tipografia Avançada no EINA (Escola de Disseny i Art) em Barcelona - curiosidade do camandro, fui dar com uma foto dele no Typeforyou.org em frente à minha turma no IADE, mas sou sincero, já lá vão uns anitos e não me lembro do que por ali se andava a congeminar :)

Desde cedo se apaixonou por tipografia e teve a sua primeira oportunidade a "sério" de desenhar uma fonte em 1997 no estúdio T-Raso, criando a elegante "Lisboa" (tipografia exposta em Nova Yorque, na TYPECON2005, e na ATYPI LISBON 2006). A partir daí nunca mais parou de desenhar as suas fontes acabando, em 2000, por abrir a Vanarchiv, a sua própria type foundry, enquanto dava workshops de tipografia no IADE com o Ruben Dias.

Entretanto tornou-se freelancer (criando tipografias para a Sonae e para o Pingo Doce) e mudou a trouxa para a ESAD.CR, nas Caldas da Rainha, onde dá aulas.

O Ricardo assume como fortes influências a Bauhaus e o construtivismo russo - algo que se vê e se sente nas tipografias Van Condensed e Focus, que reflectem o seu apego à geometria e ao funcionalismo - mas foi também dentro de portas que foi buscar um forte estímulo criativo ao conhecer outro designer tipográfico português, dono de um trabalho e trajecto impressionantes, chamado Mário Feliciano (esse grande "Senhor"). Até porque, anos mais tarde, o Mário viria a ser seu professor, o que lhe permitiu uma extraordinária partilha de ideias.

O Ricardo faz parte de um conjunto de nomes essenciais no panorama do design tipográfico português, de onde se destacam o Mário Feliciano (felicianotypefoundry.com) e o Dino Santos (dstype.com), dois expoentes máximos da nossa tipografia.

É bom saber que temos gente por cá a dar cartas lá fora mas é fundamental sempre darmos a devida atenção cá dentro. Andamos por cá e estamos ao mais alto nível na qualidade. A aldeia é global mas os tugas têm de se dar conta disso e não dar valor ou criar referências apenas no que há lá fora.

Partilho convosco, como sempre, alguns dos trabalhos do Ricardo.
"Graphic design will save the world, right after rock and roll does."