'Branding', what?? - Design, Inspiration & Rock 'n' Roll

22/02/12

'Branding', what??

22/02/12
Sim, que raio significa mais esta "inglesice"? Li à dias um artigo sobre o facto deste palavrão, de à uns tempos para cá, ser chapado em tudo o que é sítio e se ter tornado uma buzzword (ups, bolas, mais uma tirada em inglês) no meio “marketeiro”.

Bem, segundo consta Branding também pode ser apelidado de Gestão de Marcas e é nada mais nada menos que a designação dado ao longo e paciente caminho que leva ao fortalecimento de uma marca, desde a sua construção, passando pela sua gestão - externa e internamente à própria empresa - e pelo relacionamento com a sua audiência.

Indo ao concreto, o Branding engloba características físicas e vocais (ou tangíveis), como o seu nome/naming (inclusivamente a sua fonética), assinatura de marca (símbolo e logótipo), slogan ou clame e toda a componente gráfica da identidade visual de uma marca, mas também características mais metafísicas (intangíveis), sobretudo quando falamos do relacionamento da marca com a sua audiência, seja no contacto directo de um colaborador da empresa com um cliente ou consumidor, seja na associação propositada de determinada marca a um estilo de vida ou evento (sobretudo numa procura de posicionamento junto de um determinado público).

O propósito desta disciplina empresarial tem assim como objectivo fazer subir a equidade de marca (ou brand equity - lá está outra “inglesice”), trazendo e gerindo a sua notoriedade, de forma a aumentar o valor global de uma empresa, serviço ou produto.

Está explicado o que é, resta averiguar quem faz... Segundo a Wikipédia quem trabalha esta disciplina é “uma pessoa especializada em publicidade, design de comunicação ou então” “profissionais e agências especializados em relações públicas, marketing, administração, semiótica, design gráfico e arquitetura”, mas pergunto-me se quem escreveu o artigo não se esqueceu de incluir outros dois elementos fundamentais nesta equação (talvez pelo hábito de remeter esta temática apenas para as grande empresas e eu adorar as PME's) - o empresário, quem contrata os especialistas das várias áreas, mas que também deve ter uma palavra a meu ver, e o cliente/consumidor final, que será quem, no fim de contas irá moldar a existência de uma marca, pelos seus desejos, pela sua aproximação em torno deste ou daquele valor que poderá servir de lanterna ao posicionamento da marca.
"Graphic design will save the world, right after rock and roll does."