'Branding', what?? - Design, Inspiration & Rock 'n' Roll

22/02/12

'Branding', what??

22/02/12
Sim, que raio significa mais esta "inglesice"? Li à dias um artigo sobre o facto deste palavrão, de à uns tempos para cá, ser chapado em tudo o que é sítio e se ter tornado uma buzzword (ups, bolas, mais uma tirada em inglês) no meio “marketeiro”.

Bem, segundo consta Branding também pode ser apelidado de Gestão de Marcas e é nada mais nada menos que a designação dado ao longo e paciente caminho que leva ao fortalecimento de uma marca, desde a sua construção, passando pela sua gestão - externa e internamente à própria empresa - e pelo relacionamento com a sua audiência.

Indo ao concreto, o Branding engloba características físicas e vocais (ou tangíveis), como o seu nome/naming (inclusivamente a sua fonética), assinatura de marca (símbolo e logótipo), slogan ou clame e toda a componente gráfica da identidade visual de uma marca, mas também características mais metafísicas (intangíveis), sobretudo quando falamos do relacionamento da marca com a sua audiência, seja no contacto directo de um colaborador da empresa com um cliente ou consumidor, seja na associação propositada de determinada marca a um estilo de vida ou evento (sobretudo numa procura de posicionamento junto de um determinado público).

O propósito desta disciplina empresarial tem assim como objectivo fazer subir a equidade de marca (ou brand equity - lá está outra “inglesice”), trazendo e gerindo a sua notoriedade, de forma a aumentar o valor global de uma empresa, serviço ou produto.

Está explicado o que é, resta averiguar quem faz... Segundo a Wikipédia quem trabalha esta disciplina é “uma pessoa especializada em publicidade, design de comunicação ou então” “profissionais e agências especializados em relações públicas, marketing, administração, semiótica, design gráfico e arquitetura”, mas pergunto-me se quem escreveu o artigo não se esqueceu de incluir outros dois elementos fundamentais nesta equação (talvez pelo hábito de remeter esta temática apenas para as grande empresas e eu adorar as PME's) - o empresário, quem contrata os especialistas das várias áreas, mas que também deve ter uma palavra a meu ver, e o cliente/consumidor final, que será quem, no fim de contas irá moldar a existência de uma marca, pelos seus desejos, pela sua aproximação em torno deste ou daquele valor que poderá servir de lanterna ao posicionamento da marca.

Comentários

Carregando... Entrando...
  • Entrou como
Não há comentários enviados ainda. Seja o primeiro!

Publicar novo comentário

Comments by

"Graphic design will save the world, right after rock and roll does."