Assinaturas de marca dinâmicas - Design, Inspiration & Rock 'n' Roll

27/02/12

Assinaturas de marca dinâmicas

27/02/12
Dizem por aí que a existência das tradicionais assinaturas de marca está ameaçada... Uuuuuuuuuuuuuu! Medo! Dizem que tal se deve, aparentemente, às malvadas assinaturas de marca dinâmicas. Já não são uma novidade, mas ainda geram alguma controvérsia na designlândia.

O que são? Imaginem uma assinatura de marca à qual estão acostumados - um logótipo, um símbolo, ambos com a sua paleta de cores, e, eventualmente um slogan a aconchegá-los. Tudo isto disposto em 2D. Agora imaginem que cada elemento inicia uma rotação em simultâneo e que se começa a perceber que cada um se encontra num diferente plano, em 3D. Ou que de repente um pedaço do símbolo explode para dar lugar a 3 peças de puzzle, de diferentes cores - cada uma representando uma sub-marca da marca mãe. Ou que de repente o símbolo se vai moldando entre 5 diferentes formas, and so on, and so on... É basicamente isso, a capacidade de uma assinatura de marca se moldar dando lugar, dentro do seu universo de coerência gráfica, a uma outra forma, uma outra aparência, mas sem nunca perder a sua essência de valores, assumindo essa metamorfose como um valor.

O surgimento das assinaturas de marca dinâmicas está relacionada com as inúmeras plataformas existentes, com a diversidade de contextos e, sobretudo, com a necessidade de comunicar uma marca adaptável nestes tempos alucinantes em que vivemos, de fazer chegar nesta fase digital de vivência novos impulsos a uma audiência cada vez mais sedenta de experiências originais e sempre diferentes.

Contudo, não me parece que seja o fim das assinaturas tradicionais porque até a mais dinâmica e transformista assinatura precisa de se desmultiplicar em diferentes suportes e ter em conta os diferentes custos dessas suas aplicações - e é aí que a tradicional assinatura permanece viva, como complemento. E porque a vertente estática até encaixa bem neste mundo frenético em que estamos, nem que seja para nos ensinar a contemplar pacientemente as pequenas subjectividades que o designer nos deixou ali e que só poderão ser lidas de forma calma e mais atenta.

Para os mais curiosos acerca do tema,partilho convosco alguns exemplos de marcas dinâmicas.
"Graphic design will save the world, right after rock and roll does."